Nova campanha publicitária do Brave gera controvérsia

O Brave é um navegador conhecido por se focar na privacidade dos utilizadores durante a navegação pela Internet. Como tal, certamente que é um pouco estranho se receber em casa uma carta de publicidade ao navegador… e onde se encontram os dados pessoais do mesmo.

Mas foi exatamente isso que ocorreu nos EUA, onde vários utilizadores encontram-se a relatar ter recebido cartas de publicidade, anunciando o Brave e as suas funcionalidades focadas em privacidade online, ao mesmo tempo que esses conteúdos teriam os nomes e moradas dos utilizadores.

Um dos casos ocorreu com o utilizador do Twitter @sebmck, que confirmou ter recebido o pequeno panfleto de publicidade, juntamente com o seu nome e morada no mesmo.

campanha de publicidade do brave

Isto rapidamente ganhou atenção por parte da comunidade, isto porque estaria a associar a recolha de dados pessoais como o nome e morada dos utilizadores, associando os mesmos com a empresa Brave – que afirma não realizar a recolha desses dados.

Em resposta às críticas, a empresa afirma que a campanha terá sido enviada por lapso, onde um parceiro usado para o envio da publicidade terá, incorretamente, enviado os panfletos com as moradas dos utilizadores – sendo que a empresa sublinha não ter qualquer acesso aos dados dos mesmos, nem tal recolha faz parte da publicidade.

Apesar de o caso ter sido confirmado nos EUA, é importante notar que a Brave recentemente confirmou que estaria a realizar uma nova campanha de publicidade direta usando este género de conteúdos, portanto é possível que o mesmo venha-se a verificar também noutros países – para já não existe nenhuma confirmação da campanha estar a ser realizada em Portugal.