Receitas do mercado gaming ultrapassam 200 mil milhões de dólares
Não existe como negar que o mercado dos videojogos continua a ser um dos que tem vindo a sentir um maior crescimento nos últimos anos. E os dados mais uma vez confirmam exatamente isso.
De acordo com um relatório revelado pela empresa de analise do mercado Newzoo, a maioria das empresas da indústria dos videojogos verificaram crescimentos nas suas receitas, sendo que existe uma vencedora clara neste aspeto: a Tencent.
Ao longo de 2021, toda a indústria teve receitas em torno dos 200 mil milhões de dólares, sendo que cerca de 127 mil milhões destas receitas foram obtidos apenas por dez empresas principais no setor.
A Tencent foi a que obteve a maior fatia, com receitas em torno dos 32.2 mil milhões de dólares. Este valor corresponde quase ao dobro do que foi registado pela Sony, com 18.2 mil milhões de dólares durante o mesmo período.
Apesar de a Tencent ter registado as maiores receitas por entre todas as empresas, ao mesmo tempo o seu crescimento foi inferior ao registado por outras empresas, com um crescimento anual de aproximadamente 10%.
A Apple, por sua vez, cresceu cerca de 17.7% nas receitas, e a Google ainda mais, com 20.8%. A Microsoft teve um crescimento mais modesto, de 9.6%, mas isso pode vir a mudar este ano com a conclusão da compra da Activision Blizzard.
É interessante analisar que empresas como a Google e a Apple também parecem estar a focar-se cada vez mais neste mercado. A Apple ainda possui uma participação modesta no mercado, embora tenha vindo a crescer e a suportar esse crescimento com o seu ecossistema.
Já a Google foca-se sobretudo sobre a sua plataforma de cloud gaming, o Google Stadia, que ao longo dos meses tem vindo a receber algumas melhorias para tentar cativar os utilizadores.