Rússia poderá aceitar pagamentos em criptomoedas para escapar a sanções
A Rússia tem vindo a ser alvo de várias sanções desde a invasão da Ucrânia, o que certamente têm também vindo a afetar o pais e as entidades no mesmo em vários aspetos. A possibilidade de as mesmas realizarem pagamentos internacionais é uma delas, mas parece que as autoridades russas podem agora voltar-se para as criptomoedas como forma de contornar esse problema.
De acordo com o portal Nasdaq, as autoridades russas encontram-se abertas a começar a aceitar pagamentos em criptomoedas, nomeadamente em bitcoin, como forma alternativa a pagamentos internacionais. Esta medida seria uma forma das autoridades e empresas locais poderem continuar a realizar as suas atividades e manter o comércio ativo.
Esta ideia surge também depois de a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, ter confirmado esta semana que as sanções que foram sendo aplicadas à Rússia nos últimos tempos têm vindo a causar bastante impacto para o pais. Como tal, as autoridades russas podem agora virar-se para as criptomoedas como forma de manter algumas dessas atividades sem impacto.
No entanto, Yellen deixa também críticas sobre a ideia de adesão a criptomoedas por parte da Rússia, em parte porque isto pode também elevar o risco para os consumidores e empresas locais que fazem uso destes sistemas – e também das entidades externas que aceitem pagamentos com as mesmas originários da Rússia.
No entanto, muitos analistas apontam que será apenas uma questão de tempo até que a Rússia venha a adotar oficialmente as criptomoedas como um meio de pagamento em geral, tendo em conta que será a única forma do pais ainda realizar algum género de transação internacional.