Speek! é a alternativa ao WhatsApp descentralizada e open-source
Empresas como o Facebook e a Google dominam o mercado, mas ao mesmo tempo realizam essa tarefa através de uma recolha de dados massiva. Quando se usa estas plataformas, estamos também a fornecer os nossos dados para as mesmas, o que muitos não consideram ser uma troca justa.
Além disso, existe ainda a promessa de privacidade. Mesmo que plataformas como o WhatsApp e o Telegram prometam que todos os dados encontram-se encriptados e seguros, estes ainda se encontram – para todos os efeitos – em controlo por essas mesmas plataformas.
Mas felizmente existem alternativas, e hoje vamos analisar melhor uma dessas: a Speek!.
Esta aplicação encontra-se disponível para PC, macOS, Linux e Android, sendo que a principal vantagem encontra-se no facto de ser uma plataforma de mensagens totalmente descentralizada e open-source, focada em garantir a total privacidade dos seus utilizadores.
Para manter as comunicações seguras, esta aplicação não apenas encripta todos os conteúdos localmente nos dispositivos dos utilizadores, mas usa ainda a rede Tor para realizar as ligações. Para além de toda a proteção que se verifica junto do serviço em si, as comunicações são enviadas por uma das redes mais seguras e privadas que atualmente existe.
O objetivo do Speek será criar uma alternativa a plataformas como o WhatsApp ou Signal, de forma totalmente anónima, gratuita e livre de censura. Existe também a vantagem que os utilizadores não necessitam de ter qualquer conta sobre a plataforma, nem de associarem praticamente qualquer dado.
Para plataformas como o WhatsApp ou Signal ainda é necessário fornecer, no mínimo, o número de telefone para registar a conta. No Speek não é necessária qualquer informação.
Os utilizadores são identificados por um ID aleatório, que a qualquer momento também pode ser cancelado ou alterado. Isto garante a total privacidade dos contactos.
No entanto, existem algumas limitações a ter em conta. Esta plataforma foca-se sobretudo na privacidade, e como tal, algumas funcionalidades podem ser mais limitadas em comparação com o WhatsApp ou Signal. Para começar, não é possível realizar chamadas de voz ou video, ainda mais porque se usa a rede tor para as ligações – que é bem conhecida por não ter propriamente das maiores velocidades.
Os chats são focados em tarefas básicas para envio de texto e pequenas imagens ou ficheiros. E estes apenas se encontram armazenados nos dispositivos dos utilizadores – não existe qualquer registo nos servidores da entidade, e como tal, o histórico das mensagens será perdido caso o utilizador também remova a aplicação ou os dados da mesma. Existe, no entanto, uma opção para exportar os conteúdos da aplicação, o que também permite configurar a mesma identidade sobre outros dispositivos.
Apesar destas limitações, para quem pretenda uma plataforma segura e privada para comunicação, o Speek é possivelmente uma das melhores opções que existe atualmente. O facto que existe para diferentes plataformas é ainda uma das maiores vantagens, já que permite a qualquer utilizador manter a comunicação independentemente do dispositivo onde se encontre.