TikTok afirma não ser uma plataforma social como o Facebook
Parece que cada vez mais a Meta se encontra a retirar algumas ideias do TikTok, para tentar manter ou cativar os utilizadores a usarem as suas plataformas invés da rival. No entanto, parece que o TikTok não se demonstra muito preocupado nesta frente.
Mark Zuckerberg não parece querer ocultar o quanto se encontra a copiar do TikTok para implementar no Facebook e Instagram. As mais recentes alterações feitas nas duas plataformas demonstram bem esse ponto, com o objetivo de tornar as mesmas similares ao TikTok.
No entanto, a rival não parece muito preocupada com isso, deixando declarações bastante claras sobre o que pensa da ideia. Recentemente um porta-voz da empresa revelou que o TikTok não pretende ser uma plataforma social, mas sim uma plataforma de entretenimento. Dessa forma, mesmo que a plataforma quisesse copiar o Facebook, a ideia base das duas é completamente diferente.
Blake Chandlee, executivo do TikTok, revelou durante uma recente entrevista com a CNBC que o TikTok possui os seus próprios algoritmos focados para permitir aos utilizadores terem mais entretenimento durante o uso da app. Em contrapartida, o Facebook e Instagram encontram-se mais focados no aspeto da socialização entre os utilizadores.
Apesar de a Meta ter começado a implementar mudanças para tornas as suas plataformas mais similares ao TikTok, o executivo acredita que estas podem vir a prejudicar a rede social como um todo e a longo prazo. Isto porque são plataformas com duas motivações diferentes entre si, e no caso do Facebook e Instagram, essas mudanças podem revelar-se uma alteração total das ideias da empresa e do foco para os utilizadores finais.
Um dos exemplos deixados pelo executivo encontra-se sobre a Google, que apesar de ter tentado entrar no mercado das redes sociais, claramente a empresa falhou nessa tarefa – na altura para competir diretamente com o Facebook.
Cada aplicação possui o seu propósito, e no caso da Google será para pesquisas, do TikTok para entretenimento, no Instagram para fotografia e no Facebook para a vertente social.