Windows 11 agora regista as aplicações que acederam às permissões
A Microsoft adicionou recentemente uma nova funcionalidade no Windows, que vai ajudar os utilizadores a controlarem melhor a sua privacidade no sistema, e mais concretamente os conteúdos que cada app acede.
A empresa começou a testar uma nova funcionalidade para o Windows 11 junto dos utilizadores no programa Insider, que permite aos mesmos terem acesso a uma lista das aplicações mais recentes que acederam a informações sensíveis, como a localização ou microfone.
O Windows 11 já permite que os utilizadores possam controlar quais as aplicações que possuem acesso a dados como os contactos, microfone, webcam, localização, entre outros. Mas a empresa espera melhorar ainda mais este sistema, ao fornecer uma lista das apps que realizaram recentemente o acesso a essas informações.
Na secção de Privacidade do Windows, os utilizadores podem agora ver, sobre cada uma das permissões, a lista de programas que recentemente realizaram o acesso. Por exemplo, sobre a categoria de “Microfone”, surgem agora todas as aplicações que acederam recentemente ao mesmo.
Este novo registo pode revelar-se útil caso os utilizadores suspeitem que uma aplicação pode estar a realizar o acesso indevido a certas permissões, ou até para identificar possível malware. Infelizmente o registo não é muito detalhado, dando apenas a indicação sobre a última vez que o pedido de acesso foi feito.
Ainda assim, será certamente uma boa opção para quem pretenda ter mais controlo sobre a sua privacidade dentro do sistema.