Cuidado com novo esquema a usar resultados das pesquisas do Google
De tempos a tempos surgem alguns esquemas que podem ser considerados bastante trabalhosos na medida de tentar enganar os utilizadores finais. E o exemplo de hoje é um desses, que usa a própria publicidade da Google para tentar chegar às vítimas.
A empresa de segurança Malwarebytes revelou ter descoberto um novo esquema, que tira proveito da publicidade do Google para tentar chegar às vitimas, neste caso as que tentem procurara pelo YouTube.
A publicidade surge sobre alguns termos associados ao portal de vídeos, e como será um link de publicidade surge logo no primeiro resultado da mesma. Os utilizadores podem estar a pensar aceder ao link do YouTube original, quando na verdade estão a aceder a um link de publicidade, reencaminhando os mesmos para sites maliciosos.
Quando o utilizador acede ao link, é apresentada uma falsa mensagem de malware no sistema, criada para se assemelhar aos avisos do Windows e do Microsoft Defender, e onde o utilizador é aconselhado a ligar para um número de “suporte” da Microsoft – a partir de onde será então realizado a tentativa de roubo das vítimas.
Curiosamente, este esquema parece estar a detetar quando os utilizadores acedem a partir de uma VPN aos links maliciosos, redirecionando os mesmos para o YouTube real. Ou talvez numa tentativa de ocultar as atividades dos investigadores de segurança e da própria Google.
Este género de esquemas não é particularmente novo, mas pode ser bastante prejudicial para os utilizadores que acabem por cair no mesmo – e podem ser direcionados para as mais variadas vertentes.