Cuidado com novo malware que se distribui pelo Discord
O Discord é uma plataforma bastante usada hoje em dia, que permite aos utilizadores comunicarem rapidamente – e apesar de o foco ser sobretudo para os gamers, a plataforma tem vindo a ser usada também como forma de comunicação em geral.
Com isto, a mesma torna-se também atrativa para atacantes, que tentam aliciar as suas vítimas pelo serviço. E recentemente o número de campanhas de malware que se têm vindo a propagar pelo Discord aumentou drasticamente, sendo que os utilizadores devem ficar atentos.
De acordo com os investigadores de segurança Igor Kuznetsov e Leonid Bezvershenko, foi registado um aumento nas campanhas de malware a distribuir-se pelo Discord, nomeadamente de um malware conhecido como “Volt Stealer” e “Lofy Stealer”.
Estes dois malwares, se infetarem o sistema das vítimas, acabam por roubar dados pessoais das mesmas e sobretudo os seus dados bancários e de pagamento.
Na grande maioria dos casos o ataque começa com as vítimas a serem contactadas por contas falsas para os mais variados pretextos. No entanto, a grande maioria é redirecionada para sites externos ou são enviados anexos que são indicados para serem abertos, e onde começa então a ser executado o ataque.
Se os conteúdos forem executados no sistema, acabam por instalar o malware no mesmo, permanecendo em segundo plano a recolher a informação necessária. Os dados são recolhidos de plataformas como o navegador ou até sites que estejam guardados no mesmo.
Como sempre, recomenda-se extremo cuidado com mensagens que sejam recebidas de contactos desconhecidos, sobretudo quando estes requerem o acesso a sites externos para as mais variadas tarefas ou enviem documentos para download.