Esquemas de chantagem chegam agora como críticas no Google Maps
Existe uma nova forma de realizar chantagem online, que não passa propriamente por ransomware como conhecemos, mas sim por parte de avaliações.
Uma nova prática de “ransomware” começou recentemente a propagar-se na internet, sobretudo nos EUA, tendo como foco sobretudo negócios como restaurantes e hotéis, onde os mesmos são chantageados para realizarem um pagamento ou poderem ver as suas classificações em várias plataformas online a descer drasticamente.
Plataformas com o Google Maps apresentam muitas vezes informações sobre um determinado negócio ou empresa, a qual pode ser acompanhada pelas críticas deixadas por utilizadores que visitaram o lugar. Uma nova tendência que tem vindo a surgir passa por usar essas mesmas críticas como meio de chantagem para as empresas.
O ataque começa quando os donos dos negócios recebem uma ameaça, onde necessitam de realizar o pagamento de uma determinada quantia de dinheiro, ou terão uma vasta lista de avaliações negativas em plataformas como o Google Maps e Facebook.
Este foi um caso que aconteceu a Kim Alter, dono do restaurante Nightbird na cidade de São Francisco, o qual terá recebido uma mensagem no seu email depois de o negócio ter começado a receber dezenas de críticas negativas no Google Maps.
Segundo a mensagem, esta avisava o dono do restaurante que as avaliações negativas iriam continuar a menos que este realizasse o pagamento de uma determinada quantia de dinheiro em cartão da Google Play Store.
A mensagem indicava ainda que os autores do esquema seriam indianos, e que lamentavam a situação mas seria a única forma de sobreviverem. Junto da mensagem iria ainda a indicação que, quando o pagamento fosse realizado, as reviews negativas deixadas seriam também removidas.
Em comunicado ao portal New York Times, um porta-voz da Google afirma que a empresa se encontra ciente desta nova prática, e que se encontra a aplicar medidas para remover as avaliações de pessoas que não estiveram efetivamente nos locais. Desde Fevereiro deste ano que a empresa tem vindo a usar mais IA para ajudar nesta tarefa.
Este esquema pode afetar sobretudo pequenos negócios, que podem ter menos visibilidade e acabam por não ter os meios necessários para conseguirem resolver o mesmo.