Jovens estão a formar grupos de “hacking” a partir do Discord

Ransomware não é algo que deva ser tratado como uma brincadeira, mas tendo em conta que é relativamente simples de se encontrar amostras do mesmo, agora existem jovens que se encontram a trocar o mesmo como sendo uma “conversa de Discord”.

De acordo com uma investigação da empresa de segurança Avast, existem cada vez mais jovens que estão a passar ransomware para amigos “como brincadeira”. A empresa de segurança afirma ter descoberto um grupo no Discord focado em criar, partilhar e propagar ransomware como se fosse uma brincadeira de crianças – e com foco exatamente nas mesmas.

Este grupo usa software simples de construção de ransomware para criar as suas próprias adaptações. O mais curioso é que a maioria do público destes grupos são jovens, que propagam o malware como uma brincadeira para amigos ou conhecidos, ou em casos mais graves, como forma de ver se alguma entidade paga o resgate.

A maioria dos jovens entram nestes grupos por considerarem que os mesmos são “engraçados” e por se poderem apelidar de “hackers” no processo. Os construtores de ransomware dão a porta de entrada para essa tarefa, já que não exigem conhecimentos de programação e podem ser usados por praticamente qualquer pessoa de forma bastante simples.

A criação dos grupos no Discord também faz com que os jovens tenham uma espécie de “grupo” de conhecidos para as mesmas atividades.

Mesmo que o ransomware seja um género de malware consideravelmente perigoso, estes jovens não parecem importados com as consequências legais que podem sofrer dos ataques que realizam.