Jovens estão a passar cada vez mais tempo no TikTok
As redes sociais vieram alterar a forma como os utilizadores interagem com o mundo, sejam miúdos ou graúdos. E ao longo dos anos, os hábitos de uso das diferentes plataformas também se alteraram consideravelmente.
Um novo estudo demonstra que existem cada vez mais jovens a passar mais tempo em apps como o TikTok e YouTube, algo que faz apenas alguns anos era bastante inferior. E isto pode também ser algo problemático para alguns.
Segundo o estudo, os jovens e menores estão a passar cada vez mais tempo nas plataformas sociais. O TikTok lidera, sendo a app onde os mesmos passam uma maior parte do seu tempo distraídos com os conteúdos apresentados.
Na verdade, este aumento no uso de plataformas como o TikTok tem vindo a registar crescimentos desde 2020, mas a tendência não será para abrandar, o que muitos consideram ser problemático.
Em média, durante o ano de 2020, um jovem passava cerca de 82 minutos por dia no TikTok, contra os 75 minutos por dia do YouTube. Esta foi a primeira vez que o TikTok conseguiu ultrapassar o YouTube em nível de período de tempo em que os utilizadores mais jovens permanecem a ver conteúdos nas plataformas.
No entanto, desde então, os valores não têm vindo a melhorar. A empresa de análise do mercado Qustodio revelou recentemente que, no final de 2021, os jovens estavam a passar 91 minutos do seu dia no TikTok, e 56 minutos por dia no YouTube, a nível global.
Não existe um padrão claro relativamente ao uso, sendo que os dados dizem respeito a utilizadores a nível mundial – que participaram no estudo. A tendência será que, conforme o tempo, os jovens venham a passar ainda mais tempo no TikTok, em parte devido aos conteúdos que neste são partilhados.
Curiosamente, a maioria dos utilizadores que se encontram em plataformas como o YouTube, e passam mais tempo dentro das mesmas, serão os nascidos entre 1990 e 2010, em parte porque esta ainda é a plataforma que os mesmos estão habituados. Em contrapartida, a Gen Alpha encontra-se mais focada para plataformas como o YouTube.