Jovens no Reino Unido usam cada vez mais redes sociais para lerem notícias
As redes sociais vieram alterara a forma como os utilizadores acedem a novas informações no dia a dia, e isto inclui também as notícias diárias. De acordo com um recente estudo, e pelo menos para o Reino Unido, os jovens estão agora cada vez mais a recolherem as suas informações de notícias através das redes sociais, invés dos meios tradicionais para tal.
De acordo com a BBC News, um estudo da entidade reguladora de comunicações do Reino Unido, a Ofcom, revela que cada vez mais os jovens estão a recolher informações de notícias a partir de plataformas sociais, como o TikTok, Facebook e Instagram.
Mesmo que o TikTok tenha sido uma das plataformas que registou o maior crescimento em nível de utilizadores mundiais, o Instagram parece liderar no que respeita à recolha de informações sobre notícias pelos jovens.
Sem surpresas, os jovens são os que mais informações de notícias recolhem pelas plataformas sociais, sendo que os mais adultos continuam a preferir os meios mais tradicionais para tal – como a TV, jornais ou revistas. No entanto, algumas das notícias são mais rapidamente partilhadas em plataformas sociais como o TikTok doque pelos meios tradicionais – tendo em conta também a rapidez com que a informação pode ser difundida pelas mesmas.
Um dos problemas da recolha de informações de notícias sobre plataformas sociais encontra-se sobre a credibilidade das mesmas. Nem sempre as informações partilhadas em plataformas como o TikTok são feitas por entidades credíveis, o que pode levar a mais desinformação.
A distribuição de “fake news” continua a ser um grande problema pela internet, e como tal os jovens estão mais expostos a este género de casos sobre as plataformas sociais do que usando outros meios mais focados na distribuição de notícias.
Os dados deste estudo não são propriamente uma surpresa, tendo em conta que as redes sociais fazem cada vez mais parte do dia a dia dos utilizadores, e ainda mais das camadas mais jovens, mas reforçam a ideia do que já se conhecia sobre a forma de recolha de informações pela internet.