Microsoft afirma que macros no Office será algo temporário
Recentemente a Microsoft ficou em alvo de críticas, depois de ter decidido voltar a permitir por padrão os macros em documentos do Office descarregados da Internet. A empresa tinha prometido que iriam bloquear estes conteúdos, focando-se na segurança dos utilizadores.
No entanto, numa medida inesperada, a empresa decidiu recentemente voltar atrás na decisão, mantendo as macro VBA ativas sobre documentos do Office descarregados da internet.
As macros têm vindo a ser, faz anos, um dos principais meios de ataques de malware, sobretudo para empresas. A sua utilização é muitas vezes abusada para este fim, motivo pelo qual a maioria dos especialistas em segurança digital recomendam a desativação completa das mesmas.
Acreditava-se que a Microsoft poderia finalmente resolver este problema, ao desativar por padrão os macros dos ficheiros do Office, mas a empresa decidiu à última da hora voltar atrás nessa decisão.
Felizmente parece que isso não vai ser de forma permanente. Isto porque a Microsoft veio agora esclarecer a situação, indicando que a medida de continuar a permitir as macros VBA em documentos do Office descarregados da Internet será algo temporário, e que ainda se encontra a ideia de bloquear estes conteúdos daqui em diante.
A empresa deverá fornecer mais informações durante as próximas semanas, mas poderemos esperar que, em futuras atualizações, as macros venham finalmente a ser desativadas por padrão.