Microsoft promete ainda mais desempenho para o Edge em breve

Microsoft promete ainda mais desempenho para o Edge em breve

O Microsoft Edge tem vindo a receber uma grande atenção por parte da Microsoft, com melhorias consideráveis em nível de funcionalidades e também de desempenho final. Não será para menos que, atualmente, o navegador esteja a ser usado por uma larga quantidade de utilizadores – rivalizando diretamente com o Chrome.

No entanto, a Microsoft encontra-se sempre à procura de novas formas para otimizar o carregamento do navegador, e parece que uma das que encontrou para tal será tirando partido da cache.

De acordo com a mensagem deixada no blog da empresa, esta pretende começar a dar mais uso à cache do navegador, otimizando assim a forma como os conteúdos são carregados. Para quem desconhece, a cache diz respeito a determinados conteúdos do navegador, ou dos sites visitados pelo mesmo, que são armazenados no disco local. Isto permite que esses conteúdos possam, no futuro, ser carregados consideravelmente mais rápido.

Apesar de a cache ser uma das técnicas mais usadas para otimizar o desempenho em vários sistemas, ao mesmo tempo, se esta acaba por se tornar demasiado grande ou com ficheiros de elevadas dimensões, podem resultar numa perda considerável de desempenho.

É a pensar nisso que, com o Edge 102 no Windows, a Microsoft espera começar a usar um novo sistema de cache e compressão inteligente, que vai otimizar a forma como os conteúdos são comprimidos no sistema. O navegador vai tratar do processo de comprimir a cache, quando necessário, otimizando o carregamento futuro dos conteúdos e sem afetar o desempenho final do sistema.

Espera-se que esta novidade venha a surgir sobre o Edge 102 no Windows, e futuramente pode chegar a mais sistemas operativos.