NOS Alive vai ser transmitido em tempo real através do 5G

Para levar as emoções do NOS Alive a mais pessoas, a NOS, em parceria com a RTP, montou uma robusta operação 5G, para transmitir os momentos mais marcantes do festival. Graças aos recursos 5G da NOS – rede, equipamentos e equipas técnicas -, não só os espetadores vão poder contar com uma transmissão em tempo real, mas também terão acesso a planos e imagens até agora inacessíveis, para uma experiência mais imersiva e exclusiva.

Uma das áreas onde o 5G terá um impacto significativo será a do broadcasting. A introdução da nova tecnologia móvel no festival irá tornar toda a operação mais leve e sustentável, eliminando a necessidade de recursos técnicos e mantendo a qualidade da ligação. Assim, a partir de 6 de julho, graças à dimensão e agilidade das câmaras e smartphones 5G, qualquer pessoa poderá acompanhar à distância, não só alguns dos seus concertos favoritos, mas também outros momentos-chave, como a abertura do recinto, a chegada dos artistas, cenas de backstage, entre muitos outros.

Muitas das imagens serão capturadas usando apenas um smartphone 5G, que será usado por Tiago Gomes – o Repórter Especial 5G – para a cobertura de alguns dos mais interessantes, divertidos e insólitos momentos do festival. Ao longo dos quatro dias, os conteúdos capturados serão transmitidos em direto durante a emissão.

As pessoas terão, ainda, acesso a planos até agora inacessíveis, graças a uma câmara 5G colocada no Palco NOS, que irá transmitir planos nunca antes vistos.

Por outro lado, as caraterísticas únicas oferecidas pela rede 5G da NOS no recinto – velocidades que chegam a 1Gbps, mais conectividade, mais fiabilidade e menos latência – vão permitir aos entusiastas de música partilhar em tempo real, todas as emoções e os momentos mais marcantes do festival.

Infraestrutura Tecnológica

Nesta edição, a tecnologia e infraestrutura de comunicações de apoio ao NOS Alive é equiparável àquela que é proporcionada a uma cidade de média dimensão em Portugal, como Leiria. Ao todo, são mais de 500 kms de fibra ótica espalhada pelos 11 hectares do recinto do festival e 50 antenas móveis. Como parte destas operações, e especificamente para a transmissão do festival em tempo real, foi montada uma rede isolada 5G, primeira em Portugal.

A torre principal, coração da rede NOS dentro do recinto, utiliza uma tecnologia inédita em Portugal, uma super antena usada em alguns dos eventos de maior dimensão no planeta, como o Super Bowl. Esta antena com formato esférico, funciona como uma lente com vários feixes, permitindo um sinal mais imune a interferências. A capacidade de transmissão desta antena é multiplicada por 12, aumentando as velocidades de transmissão de dados e garantindo a qualidade de serviço.

Desta forma, será mais fácil para todos os visitantes do recinto fazerem chamadas de vídeo em tempo real, ou realizar downloads e uploads instantâneos, mesmo num espaço que chegará a concentrar mais de 50 mil pessoas.