Rede “Matrix” ultrapassa os 60 milhões de utilizadores ativos
A plataforma “Matrix” – não confundir com o nome dos filmes de cinema – é um protocolo de comunicação open-source que se foca em ser descentralizado. Este tem vindo a evoluir consideravelmente nos últimos tempos, e recentemente parece ter ganho bastante popularidade, com foco sobretudo na privacidade das comunicações.
De acordo com o comunicado da Matrix, entidade gestora do protocolo, esta atingiu recentemente a marca dos 60 milhões de utilizadores ativos, um considerável aumento registado sobretudo nos últimos meses.
Matthew Hodgson, co-fundador e CEO da Matrix, clarificou sobre o grupo oficial da plataforma de comunicação que existem atualmente mais de 60 milhões de utilizadores ativos – aproximadamente 64 milhões.
Isto demonstra como o protocolo de comunicação tem vindo a ser bastante adotado, não apenas para comunicações diretas entre utilizadores, mas também para substituir plataformas como o Microsoft Teams e o Slack. A natureza aberta e privada desta plataforma torna-a perfeita para o foco na privacidade.
Existem várias entidades que têm vindo a transitar para este novo protocolo. Como exemplo, de forma recente as autoridades de saúde na Alemanha transitaram as suas plataformas de comunicação para a Matrix, tendo em conta a liberdade fornecida com o protocolo.