Android continua a ter problemas com fragmentação no seu ecossistema

Android continua a ter problemas com fragmentação no seu ecossistema

O mercado do Android é possivelmente um dos mais fragmentados, com milhares de dispositivos que possuem cada um uma versão diferente do sistema operativo. E a situação parece não estar a melhorar, mesmo depois das iniciativas da Google para contornar este problema.

Atualmente, a versão mais recente do sistema no mercado será o Android 12 (tendo em conta que a versão 13 ainda se encontra em desenvolvimento). No entanto, mesmo um ano depois de ter sido lançada, ainda existem muito poucos equipamentos que estão nesta versão.

Se olharmos para os dados mais recentes da empresa, de 4 de Agosto de 2022, o Android 12 ainda se encontra apenas numa pequena percentagem dos sistemas Android no mercado.

A versão mais usada é a do Android 11, que atualmente conta com 27% de quota no mercado dos smartphones Android. A segunda versão mais usada é o Android 10, contando com uma quota de 22.3%. Por fim, o Android 9.0 finaliza o top 3 com um total de 14.5% de quota.

Android taxa utilização sistema

Por sua vez, o Android 12 conta apenas com 13.5% de taxa de utilização no mercado, um valor consideravelmente pequeno se tivermos em conta que esta é a versão mais recente do sistema e foi lançada faz mais de um ano.

Mais interessante ainda será analisar quando o Android 13 chegar ao mercado. Falta pouco mais de um mês para que a versão estável do sistema venha a receber esta nova versão, e com isto espera-se que a fragmentação dentro do ecossistema venha a aumentar ainda mais.

No entanto, em pontos positivos, o Android 12 tem vindo a ser cada vez mais adotado em novos dispositivos. Em Maio de 2022 a taxa de utilização do sistema era de 6.2%, tendo aumentado em Agosto para os atuais 13.5%.