Apple melhora anti-malware no Mac que possivelmente não sabia que existia
A ideia de que os Macs não possuem vírus faz muitos anos que está como um “mito”, e visivelmente, estes sistemas não contam com uma solução de segurança contra malware. Pelo menos não da mesma forma que existe em soluções como o Windows, com o seu Defender.
No entanto, a Apple possui praticamente desde o Mac Snow Leopard, lançado em 2009, uma ferramenta de segurança conhecida como “XProtect”. Esta ferramenta trabalha silenciosamente em segundo plano, e pode ser considerado como o software de segurança do sistema e criado especificamente pela Apple para tal.
No entanto, este software é algo rudimentar. Isto porque apenas serve para bloquear ameaças reconhecidas pela Apple, e não como algo de proteção ativa para o sistema. Dai que existem alternativas, até mesmo comerciais, de antivírus para macOS.
No entanto, parece que a Apple tem vindo a dar cada vez mais destaque para esta solução de segurança. Howard Oakley, programador da Eclectic Light Company, dedica uma parte do seu tempo a analisar as alterações que a Apple realiza ao programa, praticamente desde as versões iniciais do mesmo.
Segundo Oakley, a Apple tem vindo a melhorar consideravelmente o XProtect, ao ponto que o mesmo agora analisa agressivamente o sistema por malware conhecido da empresa, além de contar com atualizações de forma mais frequente. Na realidade, o programador afirma que o XProtect encontra-se agora a par com muitas soluções comercialmente disponíveis, fazendo praticamente a mesma atividade de analisar o sistema por malware reconhecido.
Curiosamente, estas melhorias nas análises não se ficam apenas pelas versões recentes do macOS, já que a Apple continua a disponibilizar as atualizações até mesmo para versões do sistema que estão atualmente descontinuadas. E como tal, estas versões também estão a receber as análises mais agressivas por malware no sistema.
Para os utilizadores, no final, isto serão boas noticias, pois demonstra que a empresa está a apostar mais na segurança ativa dos seus sistemas – mesmo que o Mac ainda tenha um vasto conjunto de outras funcionalidades que protegem o sistema de ataques, muito antes do XProtect identificar os mesmos.