Apple na caça de sites a partilharem versões Beta do iOS 16

Apple na caça de sites a partilharem versões Beta do iOS 16

Muitos utilizadores procuram saber todas as novidades mais recentes da Apple, e nomeadamente do seu software, antes deste chegar ao público em geral. A empresa tem vindo a alargar os testes beta nos seus sistemas, mas ainda assim existe quem pretenda ter acesso às novidades ainda mais cedo.

Os programadores da App Store estão entre os primeiros a receberem as versões Beta do iOS. Estas builds não são focadas para o público em geral, no entanto, existem sites pela internet onde era possível descarregar as mesmas de forma não oficial.

No entanto, parece que agora a Apple está a ir atrás deste género de plataformas. O site “BetaProfiles”, um dos mais conhecidos para a partilha não oficial do software Beta da Apple, revelou recentemente no Twitter que irá encerrar as suas atividades como forma de evitar uma batalha legal com a Apple – o que aponta para que a empresa terá ameaçado a plataforma sobre a partilha do seu sistema operativo.

mensagem do site betaprofiles

A juntar-se a esta lista encontra-se ainda o site “IPSW”, que também era conhecido pela mesma prática, e que nas recentes horas foi subitamente desligado. No entanto, neste caso em particular, ainda nenhuma indicação foi deixada sobre o motivo da indisponibilidade.

Obviamente, esta ação por parte da Apple não será de todo uma surpresa. O software beta da empresa está totalmente protegido pelos direitos da marca, e foca-se apenas para uso por programadores registados da Apple. A partilha do software com terceiros é considerado um ato de pirataria, e como tal a Apple encontra-se totalmente aberta para impedir que tal aconteça.

No entanto, é igualmente interessante analisar que estes websites partilharam software beta da empresa no passado, e apenas agora estão a ser tomadas medidas legais contra os mesmos. De notar que o software Beta da Apple sempre foi bastante restrito, embora a empresa tenha vindo a alargar os testes para mais utilizadores – invés de ser focado apenas para programadores, agora também existe uma versão pública de Betas do iOS e macOS, para todos os utilizadores.