Denuvo revela sistema de antipirataria na Nintendo Switch com foco na emulação

Denuvo revela sistema de antipirataria na Nintendo Switch com foco na emulação

A Denuvo, nome mais reconhecido pelos seus sistemas de proteção antipirataria, confirmou que vai lançar uma nova solução para evitar a pirataria de jogos da Nintendo Switch – sobretudo para quem tente usar os mesmos em plataformas como emuladores no PC.

A empresa confirmou que vai disponibilizar, para os estúdios interessados, um novo sistema de proteção para a Nintendo Switch, que evita o uso dos videojogos em sistemas de emulação – nomeadamente a distribuição sobre o PC.

Este novo sistema foca-se exatamente na tarefa de emulação, e vai aplicar-se não apenas a quem tenha obtido os jogos de fontes ilegais, mas também para quem tenha legalmente adquirido os títulos.

Emulação faz parte de uma grande indústria, mas ao mesmo tempo também leva a casos de pirataria. A Denuvo pretende reduzir este ponto ao lançar um sistema que permite aos jogos serem corretamente executados sobre a Nintendo Switch, mas bloqueando qualquer tentativa de emulação dos mesmos em sistemas alternativos.

Este novo mecanismo pode revelar-se controverso, uma vez que bloqueia não apenas os jogadores que tenham obtido versões ilícitas de um jogo, mas também para quem tenha adquirido legalmente os mesmos.

A empresa afirma que o mercado da pirataria tem vindo a evoluir consideravelmente derivado da emulação, e apesar de não existirem dados concretos revelados pela empresa, esta afirma que a Nintendo Switch é uma das consolas que mais tem vindo a ser afetada com tal medida.

De notar que este novo serviço deve ser integrado pelos criadores dos videojogos, portanto não será algo que se encontre em todos os títulos no mercado. Ainda assim, será interessante analisar quais os estúdios que vão optar por usar este novo mecanismo de proteção.