Esquemas de scam agora usam pens USB para enganar as vítimas

Esquemas de scam agora usam pens USB para enganar as vítimas

De tempos a tempos surgem esquemas onde o nome da Microsoft é usado para tentar enganar as vítimas. Isto é comum em emails e até chamadas falsas de suporte, mas parece que existe também um novo formato de ataque a surgir cada vez mais.

De acordo com a agência de notícias Sky News, encontram-se a ser comercializadas em vários sites da internet pens USB falsificadas, que dizem ser de vário software da Microsoft – como o Windows ou Office – quando na realidade possuem no seu interior conteúdo malicioso, focado em infetar os sistemas das vítimas.

No exemplo que foi revelado, o esquema começa com a venda de uma pen para um software da empresa, neste caso o Office Professional Plus. Quando o utilizador liga a pen no seu sistema, o programa começa a instalação normalmente, mas ao mesmo tempo inicia também em segundo plano a infeção do sistema – que neste caso passa por alterar algumas configurações para apresentar mensagens de alerta ao utilizador, levando o mesmo a ligar para um falso número de suporte.

pen usb falsa

A partir dai, as vítimas entram em contacto com os scammers, que passam então para o esquema propriamente dito, e de onde tentam extorquir o máximo de dinheiro possível com falsas subscrições e trabalhos de reparação.

Um porta-voz da Microsoft afirma que a empresa encontra-se atenta a este género de situações, tomando medidas imediatas para neutralizar os atacantes e os produtos contrafeitos.