Existem cada vez menos jovens interessados no Facebook

Existem cada vez menos jovens interessados no Facebook

Cada rede social atualmente tenta adotar diferentes formas de cativar os utilizadores, uns seja a manter a tendência pelo qual foram criadas, enquanto outras tentam abandonar as ideologias originais e adaptarem-se aos tempos modernos.

A Meta encontra-se certamente nesta lista, e a empresa tem vindo a aplicar diversas medidas nos últimos meses para tentar cativar os utilizadores. As mais recentes são afetas ao Instagram, focando mais os conteúdos do mesmo para vídeos e para o Reels.

Estas medidas pretendem ser uma forma da empresa cativar os utilizadores a manterem-se no serviço, mas parece que os dados não deixam bons números para a mesma.

De acordo com um recente estudo realizado pela Pew Research Center, existem cada vez menos utilizadores jovens sobre a plataforma, ficando também consideravelmente mais difícil para a Meta cativar os mesmos para os seus serviços – nomeadamente para o Facebook.

Os dados, que analisaram o uso das diferentes plataformas sociais por utilizadores entre os 13 e 17 anos, entre Abril e Maio de 2022, demonstra que apenas 32% dos jovens nos EUA usam ativamente a plataforma. Este valor representa uma queda considerável face aos 71% que eram registados em 2014 e 2015 pelo mesmo estudo, e onde o Facebook se encontrava no topo das preferências.

dados do estudo sobre uso das plataformas por jovens

Por sua vez, os jovens continuam a ser bastante adeptos do Instagram, com 62% a afirmarem manterem-se ativos na plataforma, acompanhado de perto pelo TikTok com 67%. O Snapchat, curiosamente, encontra-se também perto destes rivais, com 59%.

No topo da lista permanece o YouTube, com 95% dos utilizadores jovens a usarem esta plataforma para verem novos conteúdos.

Resta saber se as medidas que a Meta se encontra a aplicar sobre o Facebook para tentar cativar os mais jovens terão sucesso, algo que se pode verificar nos próximos meses conforme a tendência venha a crescer ou cair.