Google vai encerrar no próximo ano serviço IoT Core
A Google confirmou que vai encerrar, sobre a sua plataforma Cloud, o serviço IoT Core, dando apenas um ano para os utilizadores moverem os seus conteúdos para outras plataformas.
A confirmação foi deixada pela empresa na página oficial do serviço, juntamente com um email que terá sido enviado para os clientes que ainda teriam o serviço ativo. O encerramento encontra-se previsto de ser realizado a 15 de Agosto de 2023.
O IoT Core trata-se de um serviço da Google focado em ajudar os utilizadores a ligarem e gerirem diferentes plataformas IoT distribuídas, de forma simples e rápida. Esta plataforma era sobretudo usada por administradores de largas redes IoT ou programadores dentro deste tema.
Em comunicado ao portal TechCrunch, um porta-voz da empresa confirma o encerramento, indicando que este surge da necessidade da empresa em adaptar-se para fornecer os melhores serviços possíveis, algo que com o IoT Core não estava aos padrões que a mesma pretenderia.
A empresa sublinha ainda que se encontra a trabalhar com todos os parceiros para que a migração da plataforma seja realizada de forma rápida e transparente, sendo fornecidas todas as informações e ferramentas para tal.
Apesar disso, os comentários dos utilizadores não parecem ser positivos, indicando como a empresa – mais uma vez – se encontra a encerrar uma plataforma útil sem qualquer razão aparente. De notar, no entanto, que empresas como a AWS e Microsoft também fornecem serviços similares de gestão de equipamentos IoT, mas a migração de toda a infraestrutura é um processo complicado e desnecessário para muitos.