Grave vulnerabilidade afeta processadores da AMD e Apple M1
Se possui um processador da AMD ou um Apple M1 no seu sistema, existe uma forte possibilidade de o mesmo estar afetado por uma recente vulnerabilidade, que ficou conhecida como “SQUIP”.
Esta nova falha foi recentemente descoberta por um grupo de investigadores, e afeta os mais recentes processadores da Apple M1, bem como vários modelos da linha AMD Ryzen – sobretudo os modelos mais antigos.
Em base, todos os processadores que tenham suporte para a tecnologia simultaneous multi-threading (SMT) podem ser afetados, e no caso da AMD praticamente todos os modelos da linha Ryzen contam com esta tecnologia ativa.
Segundo os investigadores, a falha afeta vários processadores das arquiteturas “Zen 1”, “Zen 2” e “Zen 3”, e pode levar a que seja possível aceder a dados potencialmente sensíveis dos mesmos.
A lista de processadores que NÃO são afetados podem ser encontrados em seguida:
- Ryzen 3 1200
- Ryzen 3 1300X
- Ryzen 3 2300X
- Ryzen 5 3500
- Ryzen 5 3500X
- Athlon Gold 3150G/GE
- Athlon Gold 4150G/GE
De resto, todos os processadores Ryzen, Athlon, Threadripper e EPYC podem ser alvo desta vulnerabilidade, uma vez que possuem o SMT. Do lado da Apple, apenas o chip M1 encontra-se vulnerável. Curiosamente o M2 não parece ser afetado.