iRobot vai passar a fazer parte da Amazon
A Amazon vai realizar mais uma grande compra no mercado, com a aquisição da empresa iRobot.
Mais conhecida por ser a criadora dos Roomba, a iRobot vai agora fazer parte da família de empresas da Amazon, confirmou a mesma em comunicado. A aquisição encontra-se avaliada em 1.7 mil milhões de dólares, sendo que Colin Angle vai manter-se como CEO da iRobot no futuro.
As duas empresas não deixaram claro sobre quando o negócio vai encontrar-se concluído, mas este período vai variar conforme a aprovação por parte das autoridades competentes e dos acionistas das duas empresas.
Para já, a Amazon também não avança detalhes sobre como pretende integrar a linha do iRobot sobre os seus produtos, embora o executivo Dave Limp, responsável pela secção da Amazon Devices, tenha referido que a integração das tecnologias na Amazon pode ajudar a revolucionar a forma como os utilizadores fazem limpezas.
A aquisição vai também colocar a empresa iRobot, com mais de 30 anos no mercado, como uma subsidiária da Amazon – deixando assim de ser uma entidade individual no mercado. De relembrar que a empresa foi fundada em 1990, por investigadores do MIT, tendo sido inicialmente usada para a criação de robots militares como o PackBot.
No entanto, foi em 2002 que ficou mais conhecida no mercado doméstico, com a chegada dos aspiradores automáticos Roomba.
Apesar de ter mantido o sucesso durante todos estes anos, durante o passado trimestre os resultados financeiros demonstraram algumas quebras nas receitas, juntamente com uma ligeira queda nas vendas, o que pode ser justificado pela pandemia e pelo conflito entre Rússia e Ucrânia.