Linux Mint 21 encontra-se finalmente disponível na versão final
Depois de uma longa e ansiosa espera, a equipa do Linux Mint revelou que a nova versão do Mint 21 encontra-se finalmente disponível para os utilizadores, em versão estável.
Esta nova atualização, conhecida como “Vanessa” chega depois de quase duas semanas em testes beta, e conta com várias novidades e melhorias de se notar. A versão final encontra-se já disponível sobre os mais variados “sabores”, conforme os gostos de cada um.
De notar que esta versão vai receber suporte até final de 2027, tratando-se da versão LTS baseada na mesma release do Ubuntu.
De acordo com a entidade, durante a fase beta foram reportados mais 152 bugs, que foram entretanto corrigidos para o lançamento geral. É ainda referido que alguns bugs ficaram por corrigir, mas são considerados de baixa gravidade e devem ser corrigidos em futuras atualizações do sistema.
A equipa encontra-se ainda a trabalhar para fornecer a capacidade de upgrade direto do Mint 20.3 para a nova versão 21, sendo que quando essa funcionalidade se encontrar disponível os utilizadores devem receber a notificação para tal medida.
Foram realizadas várias melhorias sobre o Linux Mint 21, a grande maioria focada em melhorar a estabilidade do sistema, bem como a experiência em geral para os utilizadores. Foram ainda feitas melhorias para a estabilidade do sistema em computadores com recursos mais limitados.
Para quem pretenda experimentar a nova versão, os ficheiros de imagem já se encontram disponíveis no site. Para quem esteja em versões mais antigas, o recomendado será que se aguarde pelo upgrade oficial.