Microsoft bloqueia downloads sobre a ferramenta Rufus

Microsoft bloqueia downloads sobre a ferramenta Rufus

Recentemente, a aplicação da Rufus começou a permitir que os utilizadores possam criar as suas imagens de instalação do Windows 11, contornando algumas das medidas que a Microsoft obriga a implementar – como é o caso de ter requisitos em nível de hardware ou a necessidade de uma conta da Microsoft para realizar o setup do sistema.

No entanto, parece que a Microsoft agora se encontra a atacar também para quem tente aplicar esta forma de “contornar” as regras.

Ao que parece, as mais recentes imagens de instalação do Windows 11 contam agora com uma proteção contra uso no programa do Rufus. De acordo com o portal GHacks, a Microsoft começou a implementar uma nova medida para evitar que as imagens do Windows 11 possam ser usadas dentro do programa.

O Rufus, para facilitar a tarefa de criar uma imagem personalizada, permite também realizar o download direto das mesmas a partir dos servidores da Microsoft. No entanto, de forma recente, os pedidos de download que foram realizados pelo programa estariam a ser bloqueados.

Isto aplica-se não apenas aos ficheiros de imagem do Windows 11, mas também do Windows 8 e 10, que também estavam disponíveis diretamente pelo programa. Os utilizadores ainda podem usar os seus próprios ficheiros de imagem, mas sem o “extra” de descarregarem facilmente o mesmo do site da Microsoft.

O autor do Rufus acredita que este bloqueio terá sido aplicado devido à recente atualização do mesmo, que permite contornar algumas das medidas que a Microsoft impõe sobre o Windows 11. Felizmente, parece que o autor conseguiu encontrar uma forma de contornar esta limitação, sendo que a mesma está novamente disponível sobre as versões mais recentes do mesmo.

No entanto, claramente a Microsoft não parece sentir-se agradada com o facto que o programa permite contornar algumas das suas medidas de proteção, e o bloqueio dos downloads das imagens de instalação comprova isso.