Phishing por chamadas telefónicas aumentou quase 625%
Se possui um número de telefone ativo, possivelmente já deve ter recebido algum género de chamada de publicidade ou até de algum esquema pelo mesmo. E se tem também verificado um aumento deste género de casos, não será coincidência.
De acordo com um recente estudo da empresa Agari, respeitante ao segundo trimestre de 2022, o volume ataques de phishing aumentou de forma considerável, sobretudo sobre um ponto em particular.
Os dados apontam que o phishing aumentou cerca de 6% em comparação com o primeiro trimestre de 2022. No entanto, foi sobre o Vishing que se verificou um considerável aumento de 625% nos ataques realizados.
Vishing é uma forma de phishing onde é usada a voz para realizar o ataque – “voice phishing”. Normalmente isto ocorre em chamadas telefónicas, que tentam enganar os utilizadores para os mais variados fins.
O estudo aponta que, durante o passado trimestre, o número de chamadas de Vishing aumentou quase 625% face aos períodos anteriores. A maioria dos ataques são realizados através de chamadas telefónicas onde são as vítimas a contactarem os atacantes de forma direta – na maioria dos casos porque receberam algum género de mensagem a informar para realizarem o contacto com urgência devido aos mais variados fins.
Normalmente os atacantes apresentam às vítimas um contacto inicial, com um problema, e apresentam o número de telefone como opção para resolver o mesmo. Por exemplo, pode ser uma cobrança elevada sobre um cartão de crédito ou sobre um serviço online que os utilizadores podem ou não usar.
Apesar de este género de esquemas ser mais realizado sobre os EUA, nos últimos meses tem vindo a chegar também a mais países. E será recomendado que esteja atento a qualquer mensagem que indique que deve ligar para números de telefone desconhecidos – em caso de dúvida, entre em contacto com as entidades pelos meios oficiais disponíveis nas suas plataformas oficiais.