TEDx de volta a Lisboa quase seis anos depois

TEDx de volta a Lisboa quase seis anos depois

O TEDxLisboa, braço independente das célebres conferências TED, regressa a Lisboa seis anos depois da última edição, em 2015. O evento dedicado ao tema “Sementes” é no dia 18 de setembro, a partir das 9h30, no Auditório da Reitoria da Universidade NOVA, em Lisboa. 

A nova edição do TEDxLisboa conta com 16 oradores internacionais e nacionais em estreia no formato TED, isto é, intervenções curtas em torno de uma ideia original, que pretende despertar uma conversa sobre um tópico com impacto na vida em comunidade. O regresso do TEDxLisboa é da responsabilidade de Marta Gonzaga, produtora e curadora de TEDx´s desde 2010; e o produtor de vinhos Dirk Niepoort, quinta geração da família Niepoort.

O tema da edição deste ano é “Sementes”, no seu significado mais amplo, uma reflexão sobre a origem de questões que impactam o futuro da sociedade. Entre os temas que serão abordados, encontra-se a ética na Inteligência Artificial, a sustentabilidade, a iliteracia em relação à cibersegurança, o papel da arquitetura na construção de cidades seguras, ou a recuperação de sementes autóctones.

Os 16 oradores convidados são desde investigadores a artistas, com destaque para a participação do diretor criativo norte-americano George Tannenbaum, o copywritter que venceu 15 Effies, os prémios da American Marketing Association; e a investigadora Tiziana Ulian, Lider Sénior de Investigação no Royal Botanic Gardens, Kew, no Reino Unido, especializada na conservação da biodiversidade. 

Além dos oradores, o TEDxLisboa conta uma apresentação do duo Bluish – Vera Vaz e João Farmhouse – e de Pierre Aderne, reconhecido em Portugal pelo projeto Rua Das Pretas, que transformou a sala do músico brasileiro num ponto de encontro entre artistas e músicos, desde Caetano Veloso a Valter Hugo Mãe.

“Colectivamente, olhamos para a ciência à procura de respostas e soluções milagrosas. O caminho encontra-se algures entre a tecnologia e os saberes ancestrais, numa dança que gostaríamos que fosse mais harmoniosa entre o Homem e a natureza”, reflete Marta Gonzaga, organizadora do TEDxLisboa. “A nossa proposta é promover sementes de esperança.”

O TEDxLisboa 2022 apresenta uma disponibilidade de assistência mais reduzida em comparação com as edições anteriores, de forma a apresentar um evento mais intimista, dando a possibilidade de conhecer pessoalmente os oradores. 

Os oradores confirmados: 

  • George Tannenbaum – Copywritter e director criativo. Trabalhou para algumas das agências mais famosas dos EUA, incluindo Hal Riney and Partners, Ally & Gargano e Lowe. Ganhou um total de 15 Effies, incluindo o Grand Effie e o 5/50 Sustaining Effie. Autor do célebre blog ‘Ad Aged’, intitulado de “A Most Influential Marketing Blog” pelo Business Insider.
  • Luís M. Vicente – Biólogo, Doutorado em Evolução, tem mais de 100 artigos publicados em revistas científicas internacionais e é autor do livro “Touro como Nós”.
  • Jewel Arthur – Curadora, designer, diretora criativa, Jewel é a Fundadora e Diretora-Geral da Cre8africa, um centro criativo africano, no Ghana, cujos projetos incluem NuAfroplitan Design Studio e Showroom, ‘ When We Were Kings’ e ‘Kaya Energy Project.
  • José Eduardo Martins – José Eduardo Martins, sócio da Abreu Advogados, é um dos advogados portugueses com maior experiência nas áreas do ambiente, energia e recursos naturais. Comentador, ex-secretário de Estado do Ambiente, leitor “compulsivo”, melómano e co-criador de festivais musicais.
  • Tiziana Ulian – Líder Sénior de Investigação (Uso Sustentável, Sementes e Soluções) no Royal Botanic Gardens, Kew, no Reino Unido. Tem mais de 20 anos de experiência em liderança de projectos que contribuem para a conservação da biodiversidade e apoiam os meios de subsistência das comunidades locais em toda a América Latina, África e Médio Oriente (30 projetos em 18 países).
  • Pedro das Neves – Trabalha há mais de duas décadas em reforma da administração pública e em sistemas de inovação no setor de justiça criminal, tendo visitado mais de 1250 prisões em 45 países. É diretor executivo da IPS_Innovative Prison Systems – uma empresa que se dedica à investigação e consultoria especializada nas áreas da modernização de sistemas de justiça e de serviços prisionais e de reinserção – e diretor executivo da ICJS Innovative Criminal Justice Systems Inc.
  • Nara Vidal – Escritora, professora, tradutora e editora brasileira, de Guarani, em Minas Gerais. É formada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre em Artes e Herança Cultural pela London Met University. Autora do romance Sorte (um dos vencedores do Prêmio Oceanos em 2019). O seu livro mais recente é Eva (Editora Todavia).
  • Pierre Aderne/Rua das Pretas – Músico, compositor, cantor, criador e dinamizador do projeto Rua Das Pretas. A Rua Das Pretas nasceu na sala de casa de Pierre em Lisboa para ser apenas um encontro íntimo com seus parceiros de música. Uma tertúlia musical que contou com Caetano Veloso, Gilberto Gil, Ana Moura, Carminho, José Eduardo Agualusa, ou  Valter Hugo Mãe e tantos.
  • Bruno G. M. Neto – 19 anos de trabalho humanitário e de cooperação internacional em 37 países, com intervenções de longo termo no Médio Oriente, América Central, Europa, Ásia e com ‎9 anos de trabalho em Saúde Pública em África, chefiou diversas missões nos diferentes continentes no Sector Público, Privado e Não Governamental. Atualmente, coordena a resposta humanitária das Nações Unidas à seca no Sul da Angola.
  • Rui Barroso – Bailarino e professor de Tango. Após exercer advocacia durante alguns anos, decidiu dedicar-se exclusivamente ao mundo do Tango Argentino, atividade que começou a desenvolver aos 18 anos de idade. Professor de Tango Argentino em Portugal e com trabalho em diversos países na Europa, Ásia, África e América Latina.
  • Pedro Santa Clara –  Professor Catedrático de Finanças na Nova School of Business and Economics desde 2007 – atualmente de licença. Liderou a construção do novo campus em Carcavelos para a Nova SBE e a campanha de 54 milhões de euros que o financiou. É diretor da 42 Lisboa e da 42 Porto. Publicou mais de 30 artigos em revistas académicas de finanças e economia. Foi investigador associado do National Bureau of Economic Research.
  • David Russo – Ethical hacker e professor universitário, engenheiro formado pelo Técnico Lisboa, e doutorando em Cibersegurança na NOVA IMS. Leciona UCs em ensino universitário, tais como segurança de informação, cibersegurança industrial, sistemas operativos, gestão de segurança de informação, infraestruturas e redes e ciberataques. É especializado em Offensive Hacking, Industrial Intelligence e Cibersegurança Industrial.
  • Alexandra Prado Coelho – Jornalista e escritora, dedicou-se sobretudo a temas ligados à alimentação. Entrevistou os grandes chefs portugueses e internacionais. Fez reportagens em diferentes países, acompanhando a revolução gastronómica no Peru, viajando pelo Brasil para provar as gastronomias de locais, visitou a Dinamarca para conhecer o fenómeno do Noma, acompanhou festivais como o Madrid Fusión ou o Mistura (no Peru).
  • Alcina Faneca –  Advogada, formada na Faculdade de Direito da Universidade Católica do Porto, com um percurso marcado pelo apoio incondicional dos amigos e da família mais próxima. No entanto, simultaneamente por olhares reprovadores por parte de terceiros que não acreditavam que seria possível para alguém de etnia cigana, nomeadamente uma mulher, conseguir atingir o objetivo de ter uma formação e ser independente.
  • Nuno Malheiro da Silva – Arquiteto, fundou o seu primeiro atelier aos 23 anos. Em 2005 criou o FOCUS GROUP agrupando diversas empresas complementares de projeto, materializando um conceito inovador – “One Stop Solution” – nos serviços de consultoria e projeto em Portugal.  Desde 2010, tornou-se membro da direção da APAV.
  • Pedro Matos – Trabalhador humanitário há mais de 10 anos, em países como o Iêmen, Mali, Sudão, Etiópia e Bangladesh, onde se especializou na gestão de emergências na área da ajuda alimentar. Coordenou a resposta humanitária em Moçambique na sequência do furacão Idai e esteve na Ucrânia a apoiar pessoas fugidas das zonas de combate. É autor do projecto The Darfur Sartorialist que fotografou sudaneses do Darfur pelo lado da moda, e lançou a rede Lusophone Film Fest que organiza festivais de cinema lusófono em 19 cidades do Mundo.
  • Nina Gruntkowski  – Nina é natural de Frankfurt e começou a falar português enquanto praticava capoeira, na sua passagem académica por Colónia, onde se formou em Geografia, Etnologia e Estudos Africanos. Essa aptidão levou-a a especializar-se nos países de língua portuguesa em reportagens para a rádio pública alemã. Apaixonou-se e ficou em Portugal. Em 2011, começou o cultivo da primeira planta de chá (Camellia sinensis) no jardim da casa da família, no Porto. Hoje, tem 12 mil plantas a formar as raízes da Chá Camélia.

Os bilhetes para o evento podem ser adquiridos a partir do site oficial da edição.