“Adrod 13”: promete instalar o Android 13 através de vídeos no TikTok

“Adrod 13”: promete instalar o Android 13 através de vídeos no TikTok

A mais recente versão do Android atualmente disponível é o Android 13, no entanto nem todos os utilizadores podem instalar o mesmo nos seus dispositivos. Portanto, quando surge uma aplicação que promete oferecer o Android 13 para os utilizadores, alguns podem rapidamente ser cativados.

É exatamente isso que parece estar a acontecer pelo TikTok, com cada vez mais vídeos virais a anunciarem uma app conhecida como “Adrod 13”, que promete ser o “instalador” do Android 13 para vários smartphones.

No entanto, como muitos utilizadores devem saber, o Android não é algo que simplesmente se “instala” a partir de uma app desconhecida. Ainda assim, muitos utilizadores são enganados para descarregarem esta app pelos vídeos virais no TikTok.

De acordo com o portal 9to5Google, a app aparenta ter sido criada como brincadeira de algum utilizador na plataforma, sendo que, depois dos utilizadores carregarem no botão de “Instalar”, esta apenas apresenta uma falsa mensagem de erro a indicar que o sistema operativo foi destruído.

falsa aplicação de instalação do Android 13

Felizmente, neste caso nada de grave parece ser realizado. Isto porque a app simplesmente apresenta uma falsa mensagem, sem realmente realizar mudanças no sistema. Analisando o código da mesma, é possível verificar que não existe atividade maliciosa a ser realizada.

Ainda assim, existem utilizadores que estão a descarregar a aplicação apenas para testar, ou genuinamente acreditando que poderiam ter acesso ao Android 13. Mesmo que esta aplicação seja apenas uma piada da Internet, é sempre importante relembrar que nem todas as aplicações disponíveis pelos cantos da internet o são – e existe o risco sério de se acabar instalando uma aplicação maliciosa que realmente causa prejuízos para os utilizadores ou os seus dados.

Independentemente do formato em que tal seja pedido, nunca se deve realizar a instalação de aplicações desconhecidas pela Internet em dispositivos Android. Ainda menos quando estas prometem tarefas que são impossíveis de ser realizadas.