Agora pode jogar Minecraft num computador… dentro de Minecraft

Agora pode jogar Minecraft num computador… dentro de Minecraft

E se pudesse jogar Minecraft… dentro do Minecraft? Esta ideia pode parecer meio estranha, mas foi exatamente isso que o projeto “Chungus 2” decidiu fazer.

A ideia foi criada por Sammyuri, um construtor de projetos para Minecraft, quando o ano passado decidiu construir um pequeno computador dentro do jogo. Usando o poder da Redstone, este criou o que pode ser considerado um dos computadores mais poderosos feitos dentro do jogo – com um processador de 8 bit e 1 Hz de clock, juntando ainda 256 bytes de memória RAM.

Não existe como negar que Minecraft possui um vasto conjunto de ferramentas que tornam esta tarefa possível. E apesar das características algo reduzidas, o sistema foi capaz de jogar títulos como Tetris, Snake e outros simples com uma resolução de 32×32 pixéis.

Agora, Sammyuri decidiu realizar um pequeno upgrade. Durante mais de sete meses o “Chungus 2” recebeu vários upgrades, contando agora com mais RAM e mais capacidade de processamento. No total, este conta agora com mais 256 bytes de RAM e um processador gráfico apelidado de “AMOGUS”, que se junta com 6KB de memória gráfica. Conta ainda com um monitor de 96×96… e tudo dentro do Minecraft!

gráfica do computador dentro de minecraft

Estes requisitos permitem que o computador jogue um exemplo básico de Minecraft dentro do Minecraft. Confuso? Veja o vídeo em seguida para entender melhor.

Obviamente, existem alguns pontos negativos neste projeto, sendo que um deles encontra-se no tempo que demora a construir todo o projeto. O construtor afirma que o jogo processa-se a um frame a “cada dia”, o que pode não ser propriamente o mais aconselhado para quem realmente pretenda jogar Minecraft… estando já dentro do Minecraft.

Mas o objetivo será mostrar as capacidades do que é possível dentro deste jogo, que ainda nos dias de hoje continua a surpreender com algumas criações impressionantes vindas de todo o mundo.