Android 13 vai contar com atualizações mais rápidas e simples

Android 13 vai contar com atualizações mais rápidas e simples

Os utilizadores do Android podem, em breve, ter instalações mais simples e rápidas de instalar nos seus dispositivos. Pelo menos essa é a ideia que a Google pretende implementar com o Android 13 em diante.

De acordo com os planos da Google, a ideia será tornar as atualizações do Android mais rápidas, simples e transparentes para os utilizadores, sem que estes tenham de manualmente realizar o processo.

De acordo com o portal Esper, a empresa encontra-se a desenvolver uma aplicação sobre o nome de “Seamless Updates”, que seria responsável por fornecer atualizações para o Android em segundo plano, sem afetar a experiência de uso dos dispositivos para os utilizadores finais.

Esta aplicação iria descarregar todos os ficheiros necessários para a atualização em segundo plano, e quando fosse a altura certa, a instalação dos mesmos seria realizada. Para concluir o processo, os utilizadores apenas necessitariam de reiniciar o dispositivo.

atualizações do Android 13

Esta funcionalidade era algo que já existia dentro do Android, e na verdade a própria Google usa o sistema sobre alguns dispositivos Pixel. Mas a ideia da empresa passa agora por fornecer o mesmo para mais fabricantes, e até tornar o mesmo algo fundamental para quem pretenda usar os serviços da Google no Android.

Isto pode acontecer porque, mesmo fabricantes que tenham as suas próprias interfaces, como a OneUI, MIUI ou outras, também necessitariam de adotar um sistema similar de atualizações para as mesmas. Isto caso as fabricantes pretendam continuar a ter acesso aos Serviços da Google, já que seria uma exigência da Google para tal.

A medida pode vir a ser contestada por alguns fabricantes, mas a ideia será fornecer mais rapidamente atualizações para o sistema, além de as fornecer num formato mais simples para os utilizadores. Espera-se que a medida venha a ser integrada nas futuras atualizações do Android 13.