Apple A16 pode não ter um desempenho muito acima do A15
A Apple recentemente revelou os seus novos modelos do iPhone, onde se inclui os novos iPhone 14 Pro e Pro Max. Estes dois modelos contam com o mais recente chip A16 da empresa. Por sua vez, o iPhone 14 e 14 Plus recebem o modelo de geração anterior, o A15.
Mas existe uma grande diferença entre os dois?
Apesar dos dois modelos ainda não terem sido lançados, os primeiros detalhes parecem indicar que o desempenho do novo chip A16 fica um pouco abaixo do que seria esperado, pelo menos se tivermos em conta as promessas que a Apple deixou durante o evento.
A partir da plataforma do Geekbench surgiu recentemente um novo teste feito a um dispositivo sobre o nome de código “iPhone15,3”, o qual corresponde ao iPhone 14 Pro Max. Como tal, o teste foi feito sobre o mais recente A16.
Neste teste, o dispositivo obteve uma pontuação de 1879 pontos em single core e 4664 em multicore. Para referência, o iPhone 13 Pro Max, com o seu A15, atinge em média 1725 pontos em single core e 4848 pontos em multicore.
Ou seja, se tivermos em conta estes valores, existe um ganho marginal de desempenho entre o chip de geração anterior do A15 e o mais recente A16. Obviamente, apenas um teste não demonstra totalmente o espetro de possibilidades, mas as indicações para já parecem ser que o A16 conta com um desempenho que fica abaixo do que era esperado e prometido pela empresa.
De notar que, durante o seu evento, a Apple comparou o desempenho do A16 Bionic com o modelo A13 de 2019, e não com o A15. Neste a empresa afirmou que o mais recente modelo iria ter um desempenho de 33% superior.
Mais ainda se tivermos em conta o que a empresa afirma como sendo o rival mais próximo – mas sem indicação de qual processador estaria a ser referido.
No entanto, é importante ter em conta que o desempenho não será tudo. Afinal de contas, a empresa também promete que o novo processador é mais eficiente, que se deve traduzir em menos energia consumida e mais autonomia para a bateria. Existem ainda melhorias que podem ter sido feitas a nível da velocidade de processamento de dados neurais e do GPU, que não são visíveis diretamente neste teste.