Chips da Tesla podem superar processamento do cérebro humano em dez anos

Chips da Tesla podem superar processamento do cérebro humano em dez anos

A Tesla tem vindo a realizar várias melhorias nas suas tecnologias, usadas sobre os seus veículos elétricos. Isto inclui usar, em cada nova geração de veículos, novos componentes mais avançados.

No entanto, de acordo com algumas previsões, a empresa pode dar um verdadeiro salto no desenvolvimento durante a próxima década. De acordo com uma análise divulgada pelo portal Vanarama, a Tesla pode começar a dar saltos mais elevados de evolução no desenvolvimento dos chips.

Na verdade, esta evolução pode ser de tal forma elevada, que durante os próximos anos, os chips da Tesla podem mesmo ultrapassar a capacidade de processamento do cérebro humano. Os analistas apontam que o chip da empresa, atualmente conhecido com D1, pode ultrapassar a capacidade de processamento do cérebro humano durante a próxima década.

Atualmente o chip é capaz de realizar 362 triliões de operações a cada segundo. Este é um grande salto, se tivermos em conta que a primeira geração do chip da Tesla, lançado em 2019, fornecia 72 triliões de operações por segundo, enquanto que o chip posterior aumentou essa capacidade para 144 milhões de operações por segundo.

tabela sobre a evolução do chip da tesla ao longo dos anos

Os investigadores estimam que a Tesla será capaz de aumentar a capacidade de processamento dos seus chips em cerca de 486% a cada ano, o que pode indicar que a empresa venha a conseguir ultrapassar a capacidade teórica do cérebro humano em menos de dez anos.

Obviamente, ainda não existe um consenso claro sobre a comparação da capacidade de processamento de um chip e do cérebro, até porque o cérebro humano ainda é uma área bastante desconhecida. Os dados que podem ser obtidos partem das melhores aproximações que podem ser feitas para que possamos compreender um pouco mais do mesmo.