Chrome para Android está mais rápido a iniciar com esta novidade

Chrome para Android está mais rápido a iniciar com esta novidade

Se utiliza o Google Chrome no seu dispositivo Android, é possível que venha a sentir algumas melhorias no tempo de carregamento do mesmo – sobretudo se possui o hábito de deixar abas abertas em segundo plano.

De acordo com a Google, a empresa começou a disponibilizar uma nova funcionalidade para o Chrome no Android, apelidada de “Freeze Dried Tabs”, que deve melhorar o carregamento do navegador em até 20% sobre o sistema.

Segundo a empresa, esta nova funcionalidade otimiza a forma como o navegador carrega as abas que se encontrem em segundo plano, na primeira abertura da app. Em parte, isto acontece porque o navegador necessita de carregar todos os conteúdos que se encontram na aba aberta em primeiro plano – o que pode acabar por atrasar todo o carregamento inicial do navegador.

No entanto, com o Freeze Dried Tabs, a Google consegue melhorar este tempo de carregamento, otimizando também a forma como os conteúdos são apresentados. Invés de carregar todos os conteúdos durante a abertura, com a funcionalidade ativa o navegador apresenta uma captura de ecrã do site que se encontrava anteriormente, com os conteúdos a serem carregados em segundo plano.

Desta forma, os utilizadores visualizam o site de imediato, enquanto os conteúdos vão sendo carregados em segundo plano. Isso deve otimizar todo o processo de arranque do Chrome no Android, que segundo a empresa pode chegar a ser 20% mais rápido do que as versões mais antigas do navegador.

Se a ideia de uma captura de ecrã pode não fazer muito sentido, é importante notar que a empresa afirma que, mesmo quando o conteúdo se encontre a ser carregado em segundo plano, os utilizadores ainda podem interagir com o site, sendo que links, zoom e o scroll do site continuam a funcionar. No entanto, podem existir certos conteúdos que apenas ficarão disponíveis depois de se carregar o conteúdo em segundo plano.

A empresa também afirma que, com esta funcionalidade, a gestão da memória RAM é feita de melhor forma, evitando o uso desnecessário de recursos.

No final, os utilizadores não devem necessitar de realizar nenhum processo para beneficiarem desta novidade. Apenas será necessário atualizarem o Chrome para a versão mais recente nos seus dispositivos.