Construtor do ransomware LockBit surge em leak por programador “descontente”

Construtor do ransomware LockBit surge em leak por programador “descontente”

Durante os últimos meses, o grupo LockBit tem vindo a manter uma atividade constante de ataques de ransomware a vários alvos. No entanto, parece que o grupo sofreu recentemente um leak interno de um programador descontente com o mesmo.

Em meados de junho, o grupo lançou uma nova versão da sua ferramenta de encriptação, conhecido como LockBit Black (a v3.0). Esta nova versão chegou com várias melhorias face à anterior, sobretudo para evitar a deteção e a analise do mesmo, bem como dificultar a tarefa de recuperar dados encriptados.

No entanto, parece que um programador descontente com o grupo terá revelado agora algumas das ferramentas usadas pelo mesmo para criar esta versão do ransomware.

A partir do Twitter, uma nova conta de utilizador sobre o nome de “Ali Qushji” terá recentemente publicado os ficheiros associados com o construtor do ransomware, o mesmo que é usado para criar as versões personalizadas do mesmo para as vítimas. Os conteúdos em questão dizem respeito ao LockBit 3.0.

mensagem do investigador de segurança

De acordo com o investigador de segurança 3xp0rt, que revelou o leak, os ficheiros possuem as informações necessárias para usar o ransomware e criar versões adaptadas do mesmo. Todos os ficheiros foram partilhados sobre o GitHub.

O investigador VX-Underground também afirma ter sido contactado no passado por um utilizador, que se diz antigo programador do grupo, e que teria informado sobre os conteúdos em questão.

A divulgação destes ficheiros, no entanto, pode permitir que qualquer pessoa crie o seu próprio ransomware, o que abre portas para novos ataques ainda mais graves. Além disso, abre também possíveis problemas para o próprio grupo, que pode agora ter a mais recente versão do seu programa analisada em mais detalhe por investigadores de segurança – e que pode causar danos para as operações do grupo no futuro.