Empresa financeira nos EUA multada por vender discos com informações de clientes

Empresa financeira nos EUA multada por vender discos com informações de clientes

A empresa norte-americana Morgan Stanley, que se apelida como uma das líderes em serviços financeiros a nível mundial, foi recentemente condenada pelas autoridades dos EUA por ter vendido discos rígidos com informação potencialmente privada dos seus clientes.

De acordo com o comunicado das autoridades, depois de uma longa investigação, foi identificado que a empresa terá vendido alguns dos seus discos rígidos antigos contendo ainda informações associadas com clientes da mesma – onde se inclui informações pessoais e privadas, que não deveriam ser partilhadas.

Face a este incidente, a empresa foi condenada ao pagamento de uma multa no valor de 35.000.000 dólares.

De notar que a Morgan Stanley não terá sido a responsável direta pela venda dos discos, mas foi a entidade que forneceu os mesmos a terceiros para que estes fossem revendidos, sem previamente ter eliminado a informação privada dos mesmos. A empresa alega que terá contratado uma entidade para remover esses conteúdos, mas que a tarefa acabou por não ser realizada.

No final, os discos rígidos foram vendidos a terceiros contendo ainda informação associada com a empresa, e dos seus clientes. Os documentos do caso indicam que foram vendidos cerca de 4900 dispositivos contendo informação privada de clientes em algum formato.