Facebook tenta copiar o Discord com nova funcionalidade

Facebook tenta copiar o Discord com nova funcionalidade

O Facebook parece estar a retirar algumas ideias do Discord, tentando integrar algumas novas funcionalidades sobre a sua plataforma de mensagens.

A plataforma confirmou que, durante as próximas semanas, espera lançar a nova funcionalidade de Chats Comunitários, que vão permitir aos utilizadores criar pequenas salas de conversa para os mais variados fins, e com acesso livre para os utilizadores do Facebook e Messenger. Esta novidade vai encontrar-se disponível também para os Grupos da plataforma.

Tal como se encontra no Discord, os grupos de conversa comunitários vão permitir aos utilizadores terem diferentes canais dentro de um determinado grupo, que podem ser tanto para a partilha de texto e imagens, como também para conversas de voz e vídeo.

Uma vez que a Meta se encontra a fomentar esta novidade como uma funcionalidade social, a mesma foca-se em permitir que qualquer utilizador da rede possa entrar no grupo – e não apenas para amigos e familiares, como acontece atualmente com o Messenger.

Por isso mesmo, a funcionalidade vai ainda ter alguns extras focados para a moderação de conteúdos, e a possibilidade de se definir um “Administrador” do grupo, que será responsável por todas as tarefas de gestão no mesmo.

grupos de conversa no Facebook

Existe ainda a possibilidade de se criar uma sala focada apenas para administradores e moderadores, que serviria como plataforma de conversa para este grupo de utilizadores.

No geral, toda a ideia parece bastante similar ao que se encontra atualmente no Discord, com a Meta a tentar aproveitar a sua base de utilizadores no Facebook e Messenger para ganhar algum destaque sobre esta plataforma. No entanto, ao contrário do Discord, que é mais focado para comunidades gaming, esta plataforma parece ser voltada para qualquer género de tema.

A novidade deve começar a surgir em mais utilizadores durante as próximas semanas.