Gmail vai remover filtros de spam para emails de campanhas políticas

Gmail vai remover filtros de spam para emails de campanhas políticas

Historicamente, o Gmail tem vindo a manter um filtro de spam bastante consistente. Mas com a chegada das eleições nos EUA, existe a possibilidade que a firmeza desses filtros seja ligeiramente alterada, de forma a permitir alguns conteúdos que os utilizadores podem ainda continuar a considerar “spam”.

A Google confirmou que vai lançar um novo programa, nos EUA, focado em permitir que mensagens associadas com candidatos políticos e com as suas campanhas eleitorais possam “contornar” os filtros de spam do Gmail, surgindo diretamente nas caixas de entrada dos utilizadores.

Segundo a empresa, este sistema iria permitir que conteúdos validados como sendo respeitantes a campanhas políticas poderiam contornar os filtros de spam do Gmail, surgindo diretamente na caixa de entrada dos utilizadores invés de na caixa de spam.

A empresa afirma que se encontra a iniciar os testes a este sistema sobre um pequeno conjunto de campanhas e partidos. No entanto, a empresa também afirma que os utilizadores, para as campanhas enviadas neste formato, vão ter uma opção de removerem o seu email da lista de contacto mais facilmente.

De notar que a Google afirma que, apesar de reduzir a intensidade dos filtros de spam para as mensagens que sejam colocadas dentro deste programa de testes, ainda se aplica filtros de proteção contra malware e phishing. No entanto, a medida tem vindo a ser alvo de várias críticas pela comunidade, que alegam que esta vai permitir que sejam enviados mais conteúdos indesejados para as contas dos utilizadores.