Google Play Store aperta regras sobre classificações falsas de apps
A Google encontra-se a aplicar uma nova regra sobre as reviews criadas para apps na Play Store, onde agora estas irão passar por um período de “avaliação” antes de serem efetivamente aplicadas na app.
O objetivo desta nova medida será impedir avaliações falsas sobre a plataforma, criando uma forma de a empresa ter meios de avaliar os comentários e identificar possíveis conteúdos criados de forma maliciosa ou para manipular as avaliações.
De acordo com as novas regras, todas as novas avaliações em apps da Play Store irão agora manter-se “pendentes” por 24 horas após o envio. Durante este período, a empresa irá avaliar se a review é verdadeira, e se o for, a classificação é colocada de forma pública.
Para os utilizadores isso pode indicar que estes terão um período adicional de tempo entre a publicação de uma avaliação e o surgimento da mesma publicamente na loja de aplicações da Google. No entanto, a empresa afirma que os programadores das apps ainda terão acesso em tempo real a todas as avaliações, e podem deixar os seus comentários de resposta, bem como classificar alguma mensagem como em violação dos termos da plataforma.
De notar que esta nova medida surge depois das autoridades do Reino Unido terem lançado críticas na forma como a Play Store não coloca nenhuma moderação ativa nos conteúdos que são enviados para avaliações de apps.
As avaliações falsas são também um problema para os criadores de apps na Play Store, uma vez que existem situações onde determinadas apps podem ser visadas por rivais para receberem uma enchente de falsas avaliações negativas, prejudicando a imagem da app em geral.
A Google afirma que as classificações das apps devem refletir a experiência dos utilizadores dentro das mesmas e de forma fidedigna, e este sistema pode ajudar nessa tarefa. A medida vai começar a ter efeitos imediatos na loja de aplicações da Google.