Google prepara-se para grandes mudanças nas pesquisas com mais conteúdo visual
Durante o evento Search On, a Google veio revelar um conjunto de novidades que vão chegar em breve à sua plataforma de pesquisa, e que podem ajudar os utilizadores a encontrar ainda mais conteúdo pelas teias da internet.
Sobre o nome de “Multisearch”, este novo sistema de pesquisa da Google vai permitir aos utilizadores terem novas formas de encontrar conteúdo para o que realmente procuram pela internet, oferecendo também novas formas de realizar esse processo.
A Multisearch usa o Google Lens como pilar de pesquisa, permitindo que so utilizadores combinem as pesquisas de imagem com texto, e tornando ainda mais ricos os conteúdos que podem ser acedidos em tal medida.
Este sistema permite que os utilizadores combinem nas pesquisas texto, imagens e previsões diversas. Por exemplo, com este novo sistema é possível usar uma imagem que se tenha guardado no dispositivo, e conjugar a mesma com algum texto, para encontrar o melhor resultado possível para o que se pretende.
Por exemplo, é possível enviar uma imagem de uma peça de roupa, e conjugar com a cor que se pretende para a mesma, e o Google trata de combinar essa informação para apresentar os melhores resultados possíveis. A Google sublinha ainda que esta nova funcionalidade de pesquisa vai encontrar-se brevemente disponível em mais de 70 idiomas diferentes.
A Multisearch também pode ser usada para encontrar resultados variados com base no perfil de cada utilizador. Por exemplo, se enviar uma foto de um pequeno prato de comida, pode juntar a pesquisa desse prato com o resultado “Near Me”, para apresentar restaurantes ou sites que tenham conteúdos similares e estejam em locais perto do utilizador. Esta ferramenta pode ser útil para encontrar lojas ou plataformas onde tenham determinados produtos perto de cada um.
Neste caso, a funcionalidade vai chegar primeiro aos EUA, mas espera-se que venha a ser disponibilizada para mais países durante os próximos meses.
Tal como foi referido anteriormente, o Google Lens parece estar a ser cada vez mais o pilar de pesquisa para a Google, e agora vai ter ainda mais importância para os utilizadores que pretendam usar o motor de busca para encontrar aquilo que realmente pretendem.
Mas a própria Google encontra-se também a mudar a forma como a pesquisa é realizada, dando mais destaque a conteúdos visuais, como fotos e imagens. Os utilizadores vão ter novas formas de pesquisar por imagens, e novos resultados devem surgir nas pesquisas sobre este formato.
Sobre certos formatos de pesquisa, os utilizadores terão acesso a novos conteúdos visuais, como mapas, imagens e locais a visitar, tudo num resultado consistente de pesquisa e personalizado para cada utilizador.
Espera-se que todas estas novidades comecem a surgir sobre o motor de pesquisa durante os próximos meses, e certamente que se espera virem a ser uma das maiores mudanças de sempre para a plataforma e para o maior motor de pesquisa do mundo.