Google pretende criar alternativa gratuita ao Dolby Atmos e Vision

Google pretende criar alternativa gratuita ao Dolby Atmos e Vision

A Google pode estar a trabalhar num novo projeto para criar alternativas gratuitas ao popular Dolby Atmos e Dolby Vision. De acordo com o portal Protocol, a empresa encontra-se a trabalhar num novo conjunto de formatos que pretendem rivalizar com os dois criados pela Dolby – e que atualmente necessitam de uma licença para serem usados.

Apesar de este projeto ainda estar numa fase bastante inicial de desenvolvimento, os engenheiros que se encontram a trabalhar no mesmo, de acordo com documentos internos da empresa, apelidam este de “Project Caviar”.

Como se sabe, a Dolby cobra pelo uso das suas tecnologias em todos os produtos que pretendam a mesma, o que pode deixar alguns produtos sem suporte pelo mero facto que os fabricantes não possuem margem de manobra para o fornecer com viabilidade económica.

A ideia da Google seria criar uma alternativa, e não apenas isso, mas que melhorasse as funcionalidades fornecidas e fosse totalmente gratuito. Isto iria, teoricamente, permitir a mais fabricantes integrarem a tecnologia nos seus produtos, para beneficio dos utilizadores finais.

De notar, no entanto, que este projeto ainda se encontra numa fase bastante inicial de desenvolvimento, e como tal, ainda pode demorar anos até que algo concreto venha a surgir no mercado – se chegar a surgir. Além disso, é também importante notar que a Google não é a primeira a tentar esta ideia.

A Samsung desenvolveu o HDR10+ como forma de tentar combater o Dolby Vision, sendo inteiramente gratuito. No entanto, a popularidade do mesmo ainda não atingiu os níveis que se esperava.