Hackers divulgam cem mil registos de clientes da TAP

Hackers divulgam cem mil registos de clientes da TAP

De forma recente, a TAP foi algo de um ataque informático, do qual terão sido roubados milhares de dados sensíveis associados a clientes da empresa. Apesar de a mesma ter negado inicialmente que alguma informação tivesse sido roubada, o grupo conhecido como Ragnar Locker confirmou pouco tempo depois que teria em sua posse dados da empresa.

Inicialmente os atacantes começaram por divulgar uma pequena lista de dados, como prova que teriam os conteúdos em sua posse, mas durante o dia de ontem foi revelada uma nova listagem com mais de 115 mil clientes da TAP afetados.

A nova listagem inclui dados sensíveis de clientes da empresa, onde se inclui os seus nomes, nacionalidades, moradas, contactos telefónicos e datas de nascimento. Apesar de a empresa ter inicialmente negado o roubo de dados, em comunicado ao jornal Expresso terá sido confirmado que os atacantes obtiveram acesso a um pequeno conjunto de dados dos clientes da TAP.

A partir do blog na rede TOR, o grupo Ragnar Locker afirma que irá disponibilizar a listagem completa de dados de clientes da empresa, e que pode conter informações de quase 1.5 milhões de utilizadores.

De notar que o ataque inicial tinha sido confirmado a 25 de agosto, sendo que terá sido nesta altura que a empresa garantiu que nenhuma informação sensível teria sido acedida. Pouco tempo depois, no início de Setembro, alguns dos clientes da TAP começaram a ser notificados diretamente para o possível uso dos seus dados em campanhas de phishing.