Ilha dinâmica do iOS pode chegar em breve aos dispositivos Xiaomi

Ilha dinâmica do iOS pode chegar em breve aos dispositivos Xiaomi

A chegada dos novos iPhone 14 Pro também trás consigo mudanças a nível da notch do ecrã frontal. No entanto, invés de apenas deixar o local por usar, a Apple decidiu aproveitar a mesma para integrar como parte do sistema, criando o que é conhecido como “Dynamic Island”.

Esta funcionalidade permite que a notch seja usada para apresentar algumas notificações e informações sobre o sistema, e certamente que dá destaque à mesma, no entanto, também torna o local algo útil para ser usado.

E parece que não demorou muito para que outras fabricantes estejam a retirar essa ideia para os seus dispositivos. E a Xiaomi pode ser uma das primeiras a integrar a novidade sobre a MIUI.

De acordo com alguns vídeos partilhados nas redes sociais, a Xiaomi encontra-se a desenvolver para a MIUI uma funcionalidade similar à da Apple, que irá usar a notch dos dispositivos para apresentar conteúdos ou widgets de temas importantes – por exemplo, para controlar rapidamente a reprodução de musica.

O tema da MIUI que adota este sistema encontra-se sobre o nome de “Grumpy UI”, e de momento parece estar apenas em testes na China. A diferença face ao sistema da Apple encontra-se no facto que a notificação parece não usar propriamente toda a área do entalhe – invés disso encontra-se na parte lateral como um “widget” separado.

De notar também que a funcionalidade encontra-se a ser disponibilizada como um tema para a MIUI chinesa, e não como algo nativo do sistema, embora se possa adaptar no futuro para tal.