Instagram admite ter problemas para resolver com o Reels
O Instagram encontra-se a apostar tudo para o Reels, o formato que pretende rivalizar diretamente com o TikTok, aproveitando também a popularidade que este género de conteúdos tem vindo a obter pela internet.
A aposta no Reels tem vindo a ser recebida com algumas críticas, sobretudo por parte dos utilizadores, que consideram que o Instagram encontra-se apenas a tentar copiar a ideia do TikTok, invés de apostar naquilo pelo qual o mesmo é conhecido: as fotos.
No entanto, de acordo com um documento interno obtido pelo The Wall Street Journal, a própria plataforma parece estar ciente de que existem alguns problemas com o Reels que necessitam de ser corrigidos, sobretudo no facto que a interação dos mesmos está a ser menor do que a plataforma antecipava.
Segundo o documento, enquanto que os utilizadores passam mais de 197.8 milhões de horas por dia no TikTok, o Instagram obteve apenas 17.6 milhões de horas diárias sobre o Reels. Não apenas isso, mas a própria interação dos conteúdos do Reels tem vindo a cair nos últimos tempos, com os dados a indicarem uma queda de 13.6% apenas nas últimas quatro semanas de Agosto.
A maioria dos Reels na plataforma acabam por não contar com nenhuma interação, apesar dos esforços da empresa para “puxar” esse género de conteúdos. Em parte, um dos problemas endereçados pela rede social encontra-se na falta de originalidade que existe sobre os Reels.
A maioria dos conteúdos que existem na plataforma são os mesmos que existem no TikTok, com muitos criadores a optarem por colocar os seus conteúdos em ambas as plataformas ao mesmo tempo – e o TikTok ganha sempre mais exposição no final.
Existe ainda os conteúdos que são deliberadamente colocados no Reels até com marcas de água do TikTok, que a empresa no passado já tinha indicado que iria dar menos destaque a este género de conteúdos – mas não parece ter surtido efeito junto dos criadores.
Para tentar cativar os utilizadores e criadores, a Meta terá criado um fundo de quase mil milhões de dólares para os criadores que publiquem conteúdos originais na sua plataforma, mas apenas 120 milhões foram entregues até ao momento – de acordo com os dados.
Ao mesmo tempo, a comunidade parece algo revoltada com a mudança de formato de conteúdos do Instagram, e sobretudo com a adoção de cada vez mais o vídeo como sendo o futuro. A maioria dos utilizadores consideram que a plataforma deveria ser usada para os conteúdos que foram originalmente criados para a mesma, e não criando uma cópia do TikTok.