Instagram passa por limpeza e quem perde são os maiores influencers

Instagram passa por limpeza e quem perde são os maiores influencers

O Instagram tem vindo a sofrer algumas mudanças nos últimos tempos, e encontra-se cada vez mais a focar para conteúdos de vídeos invés dos conteúdos que lhe deram originalmente o nome. No entanto, existem alguns grupos de utilizadores que são mais afetados com esta medida.

Juntamente à mudança de conteúdos, a plataforma também tende a realizar de forma regular uma “limpeza” da sua rede, onde são removidas contas falsas ou de bots, e que muitas vezes levam a consideráveis perdas para os utilizadores. Isto aconteceu em 2014 e 2019, quando contas da plataforma perderam milhares de seguidores depois das “limpezas”.

E parece que, agora em 2022, a plataforma terá realizado uma medida similar. De acordo com a empresa HypeAuditor, entre 6 e 13 de Setembro deste ano, aparenta ter sido realizada uma nova “limpeza” de contas de utilizadores no serviço.

O estudo teve como base a analise de 33.7 milhões de contas na plataforma, tendo-se confirmado que praticamente todas registaram quedas no número de seguidores depois da limpeza. No entanto, existem contas que foram mais afetadas do que outras.

dados do estudo sobre perdas de seguidores no instagram

Neste caso, os influencers considerados como “Macro” e “Mega” foram os mais afetados. Um utilizador é considerado influencers Macro quando possui entre 100 mil e um milhão de seguidores, enquanto os Mega são os que possuem mais de um milhão de seguidores.

Neste campo, os influencers Macro perderam cerca de 31.3% de utilizadores em média depois das limpezas, com os influencers Mega a perderem 30.7%.

Apenas as contas com entre 1000 e 5000 seguidores é que perderam menos seguidores, com uma média de 8%.

No entanto, este género de quedas é bastante vulgar sobre o Instagram, e certamente não é algo que os criadores de conteúdos se devem preocupar demasiado. Na maioria dos casos, as contas que são removidas fazem parte de contas desativadas ou de spam, que nem interagem diretamente com os utilizadores – e, portanto, não possuem impacto direto para o engajamento que as contas possam ter.