MediaTek supera Qualcomm no mercado global

MediaTek supera Qualcomm no mercado global

Faz anos que existe uma guerra entre a MediaTek e a Qualcomm no mercado dos chips, mas de acordo com os dados mais recentes da Counterpoint, existe uma que ganha alguma vantagem.

Segundo os dados mais recentes da empresa de análise do mercado, a MediaTek tem vindo a ganhar bastante quota no mercado nos últimos meses, de tal forma que, durante o segundo trimestre deste ano, a mesma conseguiu ultrapassar a quota no mercado da Qualcomm.

Atualmente a empresa conta com uma participação no mercado de 39%, em parte devido ao seu foco para chips 4G e 5G no mercado de médio e baixo custo. Por sua vez, a Qualcomm conta com 29%, tendo maior participação no mercado de dispositivos premium.

As séries Helio G e Dimensity 700 da MediaTek são as mais usadas no mercado. Mas apesar de a empresa estar na frente a nível da participação no mercado, o mesmo não se pode dizer a nível de receitas.

Neste caso, a Qualcomm lidera, tendo uma maior percentagem de receitas, em parte devido aos dispositivos onde os seus chips são usados terem custos mais elevados – e consequentemente, levarem a mais receitas para a entidade. À frente da MediaTek neste campo encontra-se a Apple, que também possui mais receitas com os seus chips dedicados presentes nos recentes modelos da empresa.

No final, os dados apontam que os chips da MediaTek continua a ser dos preferidos dos fabricantes para dispositivos de gamas intermédias e baixas, devido aos seus preços mais em conta. Por sua vez, os da Qualcomm são os preferidos para gamas altas e premium, onde o desempenho será mais compensador.