Microsoft confirma ter corrigido falha zero-day grave no Windows

Microsoft confirma ter corrigido falha zero-day grave no Windows

A Microsoft lançou uma nova correção para uma falha zero-day, que afeta praticamente toda as versões do Windows atualmente existentes, e que se acredita que esteja a ser usada para ataques em larga escala.

De acordo com o comunicado da Microsoft sobre a vulnerabilidade, esta afeta uma das drivers usadas pelo Windows para realizar o registo de eventos e dados no mesmo. Se explorada, a falha permite aos atacantes obterem acesso administrativo ao sistema, potencialmente com capacidade para realizar ações nocivas no mesmo.

Malware pode explorar também a falha para elevar privilégios dentro do sistema, conseguindo assim realizar ações maliciosas no mesmo com permissões de utilizador SYSTEM.

A Microsoft afirma que a falha afeta praticamente todas as versões do Windows que são atualmente suportadas, o que inclui todas as versões do Windows 11, Windows 10, Windows Server 2008 e 2012, bem como o Windows 7.

A empresa sublinha que, para a falha ser explorada, o atacante necessita de possuir acesso ao sistema ou a capacidade de correr código sobre o mesmo. Ainda assim, a falha pode ser considerada grave, dando a possibilidade de realizar ações maliciosas no sistema.

A Microsoft afirma que a falha foi descoberta pelas empresas de segurança CrowdStrike, DBAPPSecurity, Mandiant, e Zscaler. Não foram revelados detalhes concretos sobre a vulnerabilidade, mas a empresa acredita que a mesma está a ser usada para ataques no mundo real, pelo que os utilizadores são aconselhados a atualizarem os seus sistemas o mais rapidamente possível.

A empresa confirmou que a falha foi corrigida com a recentemente lançada Patch Tuesday, incluindo também para o Windows 7.