Novas aplicações maliciosas na Google Play Store descarregadas 5 milhões de vezes

Novas aplicações maliciosas na Google Play Store descarregadas 5 milhões de vezes

Para muitos utilizadores, a Google Play Store é vista como um dos locais mais seguros para descarregar aplicações. E apesar de isso até poder ser verdade, isso não quer dizer que a plataforma esteja inteiramente livre dos seus problemas de vez em quando.

De tempos a tempos existem aplicações maliciosas que conseguem contornar as medidas de segurança da Google, chegando junto dos utilizadores diretamente pela Play Store. É esse o exemplo que a empresa de segurança Kaspersky recentemente revelou ter descoberto.

A empresa confirmou ter descoberto um novo trojan, sobre o nome de “Harly”, que se distribui a partir da Play Store. Na verdade, as aplicações descobertas com o mesmo continham mais de 4.8 milhões de downloads, tendo o potencial de afetar um elevado número de utilizadores.

Segundo a empresa, o malware encontra-se na plataforma desde 2020, em mais de 190 aplicações diferentes. Apesar de os números indicarem que, no total, estas podem ter sido descarregadas 4.8 milhões de vezes, os valores reais podem ser consideravelmente superiores.

apps maliciosas na play store

Para os utilizadores finais, as aplicações funcionam como esperado, tendo as funcionalidades que eram indicadas na plataforma. Mas em segundo plano, o trojan era instalado nos dispositivos, levando ao potencial roubo de informações sensíveis. Muitos utilizadores reportam que as apps subscrevem os mesmos em serviços de valor acrescentado, com cobranças elevadas.

A maioria das apps teriam nas reviews comentários de utilizadores a informarem do esquema, mas nem todos acabam por ler esta secção antes de a instalarem nos seus dispositivos.

Este género de malware que surge sobre a Play Store possui sempre a tendência de afetar um vasto número de utilizadores, tendo em conta que a maioria considera a plataforma como sendo segura, e acabam por instalar apps que, em muitas ocasiões, podem não ser as mais adequadas.