Novas Nvidia RTX 4000 podem necessitar de até 450W de energia

Novas Nvidia RTX 4000 podem necessitar de até 450W de energia

Tal como estava esperado, a Nvidia revelou hoje as suas novas gráficas RTX 4000. Estas chegam com grandes novidades para os utilizadores, mas sem dúvida que o aumento de desempenho é um dos maiores destaques.

A arquitetura Ada Lovelace foi criada para oferecer melhorias consideráveis em nível de desempenho final das placas, ao mesmo tempo que realiza esse processo de forma mais eficaz.

A nova arquitetura encontra-se desenvolvida sobre o processo de 4 nm da TSMC, mas apesar das promessas de ser mais eficiente a nível energético, para os consumidores finais estes ainda podem esperar necessitar de uma fonte de alimentação capaz de ter energia para as novas placas, já que estas necessitam de até 450W para obterem todo o potencial de desempenho.

novo gpu das placas gráficas RTX 4000

Este é um aumento considerável de energia face à geração anterior de placas, mas que a Nvidia pretende compensar com o aumento de desempenho final para as gráficas. Como exemplo, a RTX 4090 é indicada como tendo até quatro vezes mais desempenho do que o verificado com a RTX 3090 Ti.

No entanto, apenas se poderá confirmar efetivamente estes valores quando as placas estiverem disponíveis no mercado. Para já, apenas a RTX 4090 foi confirmada para 12 de Outubro, sendo que a RTX 4080 está confirmada para Novembro, mas ainda sem uma data especifica.